Projetos

Narciso

Projetos - Belo Horizonte - MG
O Projeto Narciso surgiu de uma inquietação minha sobre a maneira como a nossa sociedade procura impor um padrão de beleza às mulheres. Nesse sentido, elas acabam não tendo voz e lugar para falar sobre a maneira como se vêem, sobre como enxergam sua beleza, sobre como se sentem belas e apaixonadas por si mesmas e até mesmo como são as suas inseguranças, independente de qualquer padrão cultural.

E é exatamente isso que eu pretendo! O projeto Narciso tem como proposta ser um ensaio feminino que evidencia diferentes formas da beleza feminina, tendo como foco o olhar próprio das mulheres retratadas. Trata-se de captar a essência daquilo que elas admiram em si, da forma como se gostam, do modo como se vêem e como querem ser vistas e contempladas.

Com inspiração na figura de Narciso, personagem da mitologia grega, a ideia é instigar as mulheres a se olharem e encararem os reflexos de suas figuras projetados no espaço do estúdio (seja pelo espelho posicionado à sua frente ou pela superfície refletiva sobre a qual se posicionam). E, com isso, levá-las a desenvolverem a mesma admiração e processo de auto contemplação que Narciso tinha ao ver sua imagem refletida nas águas.

O que se objetiva, portanto, é distanciar-se de um processo fotográfico em que a beleza da mulher se constrói e se revela pelo olhar do outro e ter o cuidado e a delicadeza de respeitar a individualidade de cada uma, suas vontades e suas percepções, independente de qualquer julgamento externo. E se, em algum momento, o olhar do outro se evidenciar nas imagens, que seja um olhar trazido por aquela mulher, porque ela assim deseja.

Olá, podemos conversar?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o nosso trabalho, é hora de agir!