Solicite uma proposta

Blog

Ensaios Femininos: o que está por trás dos retratos femininos

Categoria: Sem categoria

 

Meu objetivo com esses textos é dizer sobre minha forma de trabalhar e conduzir todo o processo fotográfico que envolve os retratos – ensaios femininos – que realizo. É uma maneira de dar mais clareza sobre minha postura profissional e a linha que sigo.

PRELIMINARES

Fazer retratos femininos é sempre um desafio para mim, porque, minha visão da fotografia vai muito além de uma questão técnica e de um registro. Não que esses não sejam aspectos importantes. São essenciais. Mas, antes de mais nada, é preciso haver um respeito profundo por essas pessoas que me procuram, ter sensibilidade para entender os questionamentos, os conflitos pessoais, a relação que têm consigo. Cada mulher tem expectativas diferentes, traz uma inquietação que é sua, tem uma história, uma relação diferente com sua beleza, seu feminino. E, cabe a mim e minha equipe, captar esses aspectos e realizar um trabalho, sério, coerente e personalizado.

E como fazer isso? O primeiro passo é saber ouvir, estar atento ao que as mulheres dizem. E elas dizem as coisas de diferentes formas. Através da fala, em conversas presenciais ou não, através do modo como se portam, dos seus trejeitos, suas percepções sobre outras pessoas, seu modo de sentar, de vestir. Cada gesto, cada palavra, cada aspecto é significativo. Mas também, pelas leituras que fazem, pelos referenciais que possuem, as músicas que apreciam.

 

A partir daí tento mergulhar no universo dessa mulher: leio e releio os questionários que respondem; ouço suas músicas preferidas, leio livros que estão lendo, agendo novas reuniões, se necessário etc. Porque é isso que irá me permitir definir um projeto fotográfico com que ela realmente crie uma identificação, que seja significativo e consistente – porque baseado em um conceito forte.

A SESSÃO DE FOTOS

Um primeiro cuidado que tenho é de sempre fotografar acompanhado de uma assistente. Além de auxiliar na montagem de equipamentos, posicionamento das luzes, ela ajuda a modelo na organização das suas coisas, a colocar alguma peça de roupa, fica atenta a detalhes de maquiagem, cabelo, preocupa-se com a alimentação e hidratação dela etc. Por mais que eu me inteire sobre o universo feminino, confesso que ainda desconheço muitas coisas. Uma mulher sempre vai ser melhor que eu para ajudar outra. Além disso, entendo que a presença da assistente deixa a mulher mais a vontade. E o contato da cliente com minha equipe se inicia logo que ela vai ao estúdio pela primeira vez. Então, já há uma familiaridade entre elas.

A locação e a luz seguem a linha conceitual de cada ensaio. Não há uma definição prévia. As fotos podem acontecer no estúdio, na residência da pessoa ou em outro local. Mas, se escolhemos uma locação externa como uma pousada ou hotel, por exemplo, sempre temos o cuidado de olhar a privacidade do lugar, de forma que a mulher se sinta realmente confortável e tranquila durante a sessão.

Já roupas, acessórios, lingeries vão variar de acordo com aquilo que cada mulher aprecia, se sente confortável e a faz se sentir mais bonita.

Da mesma forma, entendo que a make deve ser feita respeitando a personalidade e os objetivos com as fotos. Volto a dizer, quem trabalha com retratos femininos deve sempre prezar pelo respeito, cuidado e ter muita sensibilidade e compromisso.

E o momento do click? Não vou mentir aqui e dizer que é tranquilo, desde o início. Claro que não. Se a pessoa não está acostumada com algo, leva um tempo até que se sinta a vontade. E cabe a mim respeitar o tempo de cada uma e buscar formas de vencer a barreira da timidez, de um certo desconforto. Meu objetivo é fazer com que a mulher esqueça que está em uma sessão de fotos e relaxe, curta o processo, divirta, se entregue, no sentido de viver intensamente um momento que é dela.

E uma dúvida ou inquietação muito comum das mulheres é se vão precisar tirar a roupa, ficar nuas. Aqui, cabe um esclarecimento importante, o que faço são retratos femininos e isso, para mim, não é sinônimo de nudez. Tem a ver com postura, com sentir-se bem, admirar-se. A beleza pode estar no olhar, no jeito de mexer no cabelo, em um sorriso ou num movimento tímido dos lábios. Pode estar na forma de andar, na maneira como repousa as mãos sobre as pernas e uma infinidade de outros aspectos. Porque a beleza das fotos está no como aquela pessoa vive e expressa sua feminilidade.

SEGURANÇA

Outro cuidado muito importante que temos é com a segurança das imagens que captamos. Além de proteger nosso sistema, todos os arquivos são criptografados e só permaneço com as fotos por um período determinado e estabelecido em contrato, como forma de garantir ainda mais a privacidade das mulheres.

Caso a mulher decida fazer um álbum, acompanho pessoalmente o processo e trabalho com empresas sérias e cuidadosas. E uma outra responsabilidade enorme que temos é com as fotos que vão para nosso site. Só disponibilizamos imagens de mulheres que nos autorizaram, em contrato, a fazê-lo.

Espero com esse texto ter colaborado para esclarecer um pouco mais sobre nossa conduta e forma de trabalho! E, se tiver interesse, teremos um prazer enorme em recebê-la!

Comente aqui!

Seu comentário é muito importante para nós. Separador

Olá, podemos conversar?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o nosso trabalho, é hora de agir!